terça-feira, 19 de julho de 2016

Arara-azul-de-lear, Lear's Macaw

Mais uma prancha para o projeto "Aves Ameaçadas".
A Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) vive numa pequena região do interior da Bahia na Reserva Ecológica do Raso da Catarina e Reserva Biológica de canudos.
Alimenta-se principalmente dos coquinhos da palmeira Licuri (Syagrus coronata).
Original com 80cm x 60cm



quinta-feira, 14 de julho de 2016

Plate #2: Gallinules

Mais uma prancha para Princeton.
Uma pintura um pouco mais trabalhosa devido as diferenças de cores e tons principalmente para retratar corretamente o interior enegrecido de algumas delas como no caso do adulto e jovem de Azure Gallinule (Porphyrio flavirostris).
Todas as espécies são muito bonitas, destacando ainda mais a Purple Gallinule (Porphyrio matinica) com tons fantásticos de azul e verde.


quarta-feira, 13 de julho de 2016

O outro estúdio!

A Rebio Poço D´Anta é parte fundamental no meu trabalho e onde vou toda manhã de domingo. Lá eu recarrego as minhas energias, me divirto observando a fauna e flora e trabalho.
A região da grota, laje e acero são lugares bem conhecidos, mas existem outras trilhas, algumas desconhecidas, que levam a lugares bem interessantes com novas oportunidades de observar e gravar aves como ocorreu com o Spizaetus tyrannus, Grallaria varia e Batara cinerea, estas duas gravadas anos atrás. Mas me contento também com pássaros comuns na região e aqui estão alguns deles observados no 10 de julho.




Jardim dos gravatás na clareira dos passarinhos.




Arapaçu-escamado, Scaled Woodcreeper (Lepidocolaptes squamatus).


Viuvinha, Long-tailed Tyrant (Colonia colonus).


Miudinho, Eared-pygmy Tyrant (Myiornis auricularis).


Tangara, Swallow-tailed Manakin (Chiroxiphia caudata). 


segunda-feira, 11 de julho de 2016

Bonita espécies com ampla distribuição pelo Brasil e alguns países da América do Sul o Sabiá-una, Yellow-legged Thrush (Turdus flavipes) é um conhecido comedor de coquinhos. Por quase um mês tive a oportunidade de observar diariamente esta espécie no jardim aqui de casa. Duas palmeiras que cresceram juntas e estão com os cachos carregados servem de alimentos para as maritacas, maracanãs, araçaris, tucanos e sanhaços.
No dia 11 de junho, notei um macho de Sabiá-una pousado no Ipê-amarelo e que fazia voos constantes até os cachos de coquinhos e retornava ou pouso. Não deixou outras espécies de pássaros, como sanhaços e sabiás se aproximarem da palmeira, mas não se importava com aves maiores de comerem os preciosos manás, talvez intimidado pelo tamanho. Somente depois de ter acabado os coquinhos maduros é que o valente Sabiá-una foi embora.
Ainda tenho dois cachos com coquinhos verdes e espero que o passarinho retorne quando estiverem maduros!





Os coquinhos com 1,5cm  engolidos inteiros e o resultado regurgitado depois algum tempo..